quinta-feira, 12 de abril de 2012

Budismo: o que é?




O budismo é uma religião que surgiu por volta do século 5 a.C. no norte da Índia e, ao longo dos séculos, se espalhou por outras regiões, chegando a países como China, Japão, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão e Tailândia, entre outros. Seu aparecimento, há cerca de 2.500 anos, se deve aos ensinamentos de Buda, um termo do sânscrito (idioma da Índia antiga) que significa "O Iluminado", ou "Aquele que Despertou". Segundo alguns estudiosos, Buda nasceu em 563 a.C., apesar de outras fontes indicarem seu aparecimento até um século mais tarde.

Conta-se que Buda, antes de se tornar iluminado, era um príncipe hindu chamado Siddhartha que, desde criança, nunca havia saído dos palácios de seu pai. Cercado por música, belas mulheres e felicidade, o príncipe não conhecia as aflições do mundo. No entanto, em uma visita pela cidade, aos 29 anos de idade, ele se deparou pela primeira vez com a velhice, a doença, a morte e com um asceta. A experiência o transforma profundamente. Disposto a descobrir o caminho que levasse ao fim dos sofrimentos, Siddhartha renunciou ao reinado de seu pai e partiu em busca de conhecimento. Durante seis anos, aprendeu técnicas de meditação e interrogou sábios, mas nenhum deles podia responder a todas as suas dúvidas. É então que Siddhartha se dirige a Bodh Gaya ("o lugar do despertar") e, sentado debaixo de uma figueira, decide sair somente depois de atingir a iluminação.

Mesmo atacado por Mara, o demônio do ego, o príncipe alcança o estágio de "consciência iluminada" e, finalmente, torna-se Buda. A partir de então, começam seus ensinamentos doutrinários, que seriam transmitidos pelos próximos milênios.

Apesar de o budismo apresentar muitas diferenças de um país para outro, ele contém bases comuns a todos os seus seguidores. Segundo Buda, os seres do universo estão sujeitos a um processo contínuo de renascimento, sem fim nem início. A isso dá-se o nome de Samsara. As ações realizadas nas vidas passadas ditam as condições para as próximas; ou seja, atitudes virtuosas geram felicidade no futuro, e ações não virtuosas, sofrimento. Esse fenômeno é chamado de kharma. Os ensinamentos de Buda, que só foram colocados por escrito muitos séculos após a sua morte, formam um conjunto conhecido como Dharma. O termo, de difícil tradução, pode significar o ensinamento ou a doutrina de Buda.

O princípio mais fundamental do budismo é, para as pessoas não-iniciadas, difícil de ser compreendido. Segundo ele, não existe uma alma imortal. Cada pessoa é um processo, ou uma corrente de causas e efeitos, comandado pelo kharma. Ou seja, o indivíduo é uma coleção de constituintes momentâneos, que se destroem e se formam continuamente. É preciso compreender que a existência de um "eu", ou um "ego", é uma ilusão que precisa ser superada. Só assim a pessoa pode atingir o Nirvana, o fim do sofrimento e, portanto, o objetivo final dos ensinamentos de Siddhartha.


Fonte: "Buddhism, an Introduction and Guide", de Donald Lopez Jr. Penguin Books, 2002; www.dharmanet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário